Já falamos algumas vezes sobre o quanto a produtividade na rotina de trabalho é fundamental para a conquista de bons resultados. Na prática, produtividade é a capacidade de aliar qualidade ao tempo gasto para a execução de uma determinada tarefa.
Trazendo esse cenário para agências de comunicação, não é novidade que o volume de trabalho é muito maior do que o tempo disponível. Bem, não há como competir com esses fatores, certo? Nesse caso, a melhor saída é garantir que todos façam o seu melhor, independentemente de prazos e chegada de novas demandas.
Mas como fazer isso? Bem, existem alguns recursos e técnicas muito utilizados por equipes que buscam a excelência na entrega de resultados. Pensando nisso, separei alguns exemplos para que sua agência consiga alinhar agilidade e qualidade nas entregas! Confira:
Ferramentas ágeis
Se considerarmos que o volume de informações é infinitamente maior do que antes, é compreensível que a agilidade seja um dos maiores desafios da atualidade. Nesse sentido, as Ferramentas ágeis – como scrum, kanban, sprint e lean – são as preferidas de muitas empresas para inovar o gerenciamento de tarefas, projetos e processos com agilidade, sem abrir mão da qualidade e visão estratégica em busca de melhores resultados.
Criar métricas e indicadores numéricos
Na área da comunicação e publicidade, você pode se deparar com elementos que parecem intangíveis. Como medir, por exemplo, o quão original é uma peça ou o quão criativo foi determinado trabalho?
Esse é um dos elementos que fazem com que as avaliações de produtividade e desempenho sejam muito subjetivas e ineficazes. Porém, você pode criar indicadores numéricos e objetivos que demonstrem esses elementos.
Esses são os famosos KPIs. Alinhados a metas bem definidas, eles podem indicar o quão produtiva é a sua equipe. Para isso, revise o planejamento estratégico da sua agência e invista na criação de KPIs que demonstrem que os seus colaboradores estão gerando os resultados esperados.
Desenhar processos para solucionar problemas
A dificuldade em controlar as horas de cada funcionário e visualizar exatamente em que fase da criação cada peça está é um dos principais desafios das agências de publicidade.
Com a 2op não foi diferente. Movida pela vontade de solucionar tais gargalos, a agência que está há mais de 11 anos no mercado tomou uma decisão: desenhar todos os processos, setores e pessoas envolvidos a fim de identificar quais fases do processo estavam com gaps e como resolver os mesmos.
Através de um fluxo de trabalho bem desenvolvido, a agência começou a identificar em cada job o que foi criação e o que foi refação, podendo verificar facilmente se o motivo para um job ser refeito foi o atendimento, conferência ou a criação. Com esse processo em andamento, não demorou muito para que os resultados começassem a aparecer.
E se você ficou curioso para saber o resto dessa história, ou quer conhecer outras ferramentas e técnicas para acabar de vez com a falta de produtividade na sua agência, não deixe de baixar nosso kit de produtividade.
Nele, separamos uma série de materiais que trazem as principais ferramentas, recursos e técnicas para garantir que sua produtividade melhore e se mantenha constante. Aproveite!