Negócios que não se planejam estão mais vulneráveis a problemas. Esse axioma é particularmente verdadeiro quando o assunto é o planejamento financeiro empresarial. Ele ajuda a analisar custos e receitas atuais e futuras para determinar o melhor plano de ação. O planejamento financeiro toca em cada aspecto da empresa, incluindo folha de pagamento, treinamento de funcionários, marketing, inventário, pesquisa e desenvolvimento.
O planejamento financeiro empresarial permite às companhias delimitar como alocar recursos com mais certeza. E para as agências de comunicação, a importância é a mesma. Faça algumas perguntas: a agência tem capital suficiente para investir em uma nova tecnologia ou em um novo escritório? É uma boa hora de investir em fundos de reserva? Como um novo cliente vai afetar as receitas?
Um planejamento financeiro abrangente demonstra o comprometimento da agência com boas práticas de negócio, que podem encorajar investidores e aumentar suas chances de sucesso a longo prazo.
Mas, ainda assim, muitas empresas ignoram o planejamento ou não dão tanta atenção a ele. E, para alguns gestores, só de pensar em fazer um planejamento financeiro empresarial já soa intimidador.
No entanto, não é nenhum bicho de sete cabeças. Para provar isso, vamos explicar abaixo o que é esse tipo de planejamento e dar ótimas dicas para começar a fazer isso hoje mesmo na agência! Vamos lá?
O que é planejamento financeiro empresarial?
O planejamento financeiro empresarial é a tarefa de determinar como uma empresa terá recursos para atingir seus objetivos estratégicos. Geralmente, uma organização cria um plano financeiro imediatamente após a determinação da visão e objetivos do negócio. O planejamento financeiro descreve cada atividade, recursos, equipamentos e materiais necessários para alcançar os objetivos dentro do tempo estipulado.
O processo do planejamento financeiro de uma empresa é feito de tal maneira que possibilite prever resultados financeiros futuros e determinar os melhores caminhos para atingir metas de curto e longo prazo. Pelo fato de ser uma tarefa que envolve olhar atentamente para o futuro, é um processo altamente criativo e analítico ao mesmo tempo.
Dessa forma, o planejamento estratégico determina o curso de ação que uma companhia tomará: as tarefas agendadas para serem entregues, assim como os responsáveis por terminar tudo dentro do prazo. E, por sua vez, o planejamento financeiro pega essas ações descritas no plano estratégico e as converte em dinheiro.
Assim, o plano financeiro mostra as receitas projetadas como resultado da implementação das estratégias e as despesas necessárias para implementar as etapas da ação.
Como criar um planejamento financeiro empresarial sólido?
Para criar um bom planejamento financeiro empresarial, você vai precisar analisar os componentes principais do seu negócio. Levante questões sobre o seu fluxo de caixa – quanto dinheiro está entrando e quanto está saindo. Quais são seus maiores gastos e onde eles estarão mais propensos a aumentar no futuro próximo? Em qual área você poderá fazer corte de gastos? Como a concorrência afetará sua agência?
Você também deverá olhar para potenciais mudanças no seu quadro de colaboradores e em circunstâncias externas, como flutuações na economia (um ciclo de recessão ou crescimento) e inflação. Isso pode ter efeitos dramáticos no crescimento da sua agência.
Você também pode considerar como seu negócio se compara a similares dentro da indústria. Suas histórias, especialmente se eles estiverem um pouco mais à frente em termos de experiência e sucesso, podem dar bons insights para sua tomada de decisão. Como eles investirem a partir de seus ganhos? Quais são suas prioridades?
Lembre-se, também, que um planejamento financeiro empresarial não é um evento único. As condições internas e externas mudam. Você deve repetir o processo em diferentes estágios do seu negócio e enxergar resultados diferentes.
Todas essas variáveis irão ajudar a balizar as ações estratégicas da sua agência. Alguns elementos importantes a serem incluídos no seu planejamento são:
- quantidade de capital necessário para o operacional;
- uso planejado da receita;
- futuras aquisições;
- planilha de balanço financeiro: um detalhamento linha por linha de seus débitos e receitas;
- fluxo de caixa.
Projeções de receita devem estar detalhadas por trimestre pelos dois primeiros anos da agência e, então, o planejamento pode oferecer projeções anuais até o quinto ano. Entre outras coisas, um planejamento financeiro deve explicar como você irá financiar seu empreendimento
Pensando nisso, resolvemos expandir este tópico e apresentar 5 passos para você criar o planejamento financeiro para sua agência. Acompanhe!
1. Reveja seu planejamento estratégico
Como comentamos anteriormente no post, seu planejamento financeiro empresarial deve começar com o plano estratégico da sua agência. Você deve pensar sobre o que você quer alcançar no início do próximo ano e se perguntar uma série de questões:
- Eu preciso expandir o negócio?
- Necessito de mais equipamentos?
- Preciso contratar mais colaboradores?
- Tenho necessidade de novos recursos?
- Como meu plano vai afetar meu fluxo de caixa?
- Precisarei de financiamento? Se sim, quanto?
Então, determine o impacto financeiro nos próximos 12 meses, incluindo despesas em projetos grandes.
2. Desenvolva projeções financeiras
Crie projeções financeiras mensais registrando sua receita antecipada com base nas previsões de vendas e despesas antecipadas com mão de obra, suprimentos, despesas gerais, etc. (Se sua agência estiver com o fluxo de caixa apertado, pode ser interessante fazer projeções semanais). Agora, coloque os custos de projetos que você identificou no passo anterior.
Além disso, prepare uma declaração de projeção de rendimento (lucro e prejuízo) e uma projeção de balanço financeiro. Isso pode ser bastante útil para incluir vários cenários (otimistas e pessimistas) em suas projeções para te ajudar a antecipar os impactos de cada um.
3. Consiga financiamento
Use suas projeções financeiras para determinar suas necessidades monetárias. Aborde sócios e parceiros de negócio antecipadamente para discutir opções. Projeções bem preparadas ajudarão a garantir aos banqueiros que sua gestão financeira é sólida.
4. Planeje-se para contingências
O que você faria se suas finanças rapidamente deteriorassem? É sempre uma boa ideia ter fontes de emergência de dinheiro antes que você precise delas. Algumas possibilidades são: manter uma reserva de caixa ou ter bastante espaço no crédito.
5. Monitore seu planejamento financeiro empresarial
Durante todo o ano, compare os resultados reais com suas projeções para verificar se você está dentro da meta ou se é preciso ajustes. O monitoramento ajuda a identificar problemas financeiros antes que eles saiam de controle.
Quais os benefícios do planejamento financeiro empresarial?
Agências que se esforçam para realizar um bom planejamento financeiro conseguem aumentar suas receitas de maneira muito mais acelerada que empresas que não se planejam com eficiência.
O planejamento financeiro fornece dados e números concretos para uma tomada de decisão consciente e não subjetiva, pois mostra onde a agência deve concentrar seus recursos para máxima efetividade em gerar receita e lidar com os gastos.
O gerenciamento financeiro eficiente permite que mais fundos estejam disponíveis para marketing, expandindo as operações e o desenvolvimento de novos serviços na agência, o que, por sua vez, gera mais crescimento.
E então, pronto para começar a criar agora mesmo o seu planejamento financeiro empresarial? Mas não pare por aqui, pois a gestão financeira de uma agência é um assunto bem mais amplo.