Gerenciar uma agência que presta serviços de publicidade é uma tarefa cercada de desafios. Para alcançar o sucesso nesse ramo de atividade, é preciso saber transpor esses desafios por meio de uma gestão eficiente. Para isso, é necessário evitar erros de gestão em agências de publicidade!
Pensando nisso, separamos aqui uma lista com os principais erros de gestão em agências de publicidade.
Continue a leitura para conferir quais práticas devem ser evitadas na busca por melhores resultados em seu negócio.
Os principais erros de gestão em agências de publicidade
1 – Serviços com preços muito baixos
Ainda é bastante comum que os serviços de publicidade sejam encarados como gastos supérfluos, por alguns clientes, e não como um investimento. Por isso, muitas empresas, ao contratar uma agência, ficam descontentes com os preços cobrados.
As agências, para não perder a oportunidade de fechar um negócio, acabam reduzindo muito o preço dos serviços, o que é um erro grave.
Colocar preços muito abaixo do que é cobrado no mercado pode acabar tendo um efeito contrário ao de atrair mais clientes. Isso porque preços muito baixos levantam dúvidas sobre a qualidade.
Além disso, essa é uma estratégia capaz de comprometer o caixa da agência e sua sustentabilidade financeira.
Lembre-se: o motivo dos cliente fecharem negócios com sua agência deve ser o seu diferencial competitivo, aquela qualidade especial que faz sua empresa melhor que a dos concorrentes, e não os preços baixos!
2 – Falta de conhecimento sobre o perfil do cliente
Dentre os principais erros de gestão em agências de publicidade, não conhecer a fundo o perfil do cliente e suas demandas ocupa posição de destaque.
As estratégias utilizadas para divulgar algum produto ou serviço deve estar de acordo com os valores defendidos pelo cliente, com sua trajetória e com os objetivos que ele quer alcançar.
Por isso, procure entender quem é o seu cliente e busque sempre ouvir o que ele tem a dizer, desde sugestões de ideias para uma campanha até reclamações.
3 – Orçamento mal estruturado
Planejar bem a estrutura de gastos é uma prática fundamental para qualquer negócio, inclusive para agências de publicidade.
Sem um orçamento definido e bem estruturado, os recursos podem acabar sendo gastos de maneira incorreta, gerando prejuízos para a empresa.
O mesmo vale para o orçamento destinado à campanha de determinado cliente. Se você não souber quanto dinheiro há disponível e qual a quantia destinada para cada estratégia, a campanha pode dar muito errado e seu cliente ficará extremamente insatisfeito.
4 – Briefing mal redigido
Em linhas gerais, podemos definir o briefing como um resumo de toda uma campanha ou ação publicitária, de marketing ou de comunicação. Trata-se de um documento com todas as instruções e recomendações para o serviço que será executado.
Quando mal redigido, um briefing pode levar a erros de interpretação entre os envolvidos no projeto. Um colaborador entende “A” e o outro entende “B” só que o cliente queria “C”. Isso gera muita confusão e coloca em risco a qualidade final do projeto.
Para que todos possam falar a mesma língua, o briefing precisa ser claro e direto. Assim, será possível atingir o público correto e da maneira correta, atendendo às expectativas do cliente.
5 – Não cumprimento de prazos
Cumprir os prazos estabelecidos é extremamente importante para a gestão de uma agência de publicidade.
Isso mostra para os clientes que a empresa está comprometida em executar os serviços contratados e dentro do prazo que foi combinado.
Dessa forma, evite fazer promessas grandiosas em prazos muito apertados, pois isso só vai fazer com que o cliente fique estressado e impaciente quando o projeto não estiver concluído na data que ele esperava.
Seja realista em relação aos prazos. Não precisa colocar caráter de urgência em todas as demandas só para impressionar o cliente.
6 – Deixar de mensurar e acompanhar os resultados
Encerrando a nossa lista com os principais erros de gestão em agências de publicidade, temos a falta de mensuração e acompanhamento dos resultados.
Todo projeto ou campanha precisa contar com indicadores de desempenho para saber se está tudo progredindo conforme o esperado ou se é necessário fazer alguns ajustes.
Por isso, meça e monitore os resultados de maneira contínua e compartilhe essas informações com o cliente. Dentre os dados a serem coletados, fique atento, por exemplo, às interações nas redes sociais, os acessos ao site e blog do cliente, a reação do público ao conteúdo da campanha, etc.
Um dos maiores gargalos de produtividade nas agências de publicidade é o número de refações causadas por erros.