Controle de ponto: saiba qual o momento certo de adotar em sua empresa!

O controle de ponto já foi um grande problema para o departamento de recursos humanos. Isso porque antes, as empresas só tinham à disposição sistemas extremamente burocráticos e incompletos, que não garantiam a segurança no registro dos horários e que demandavam uma grande quantidade de tempo para o fechamento da folha.

Mas com os avanços tecnológicos, novos sistemas surgiram, que facilitaram e otimizaram o controle de frequência dos colaboradores. Agora, é possível ter acesso em tempo real à informações como horas extras, quantidade de atrasos, faltas, banco de horas, e muito mais em apenas poucos cliques.

Um controle de ponto moderno e completo traz diversos benefícios para as empresas. Por isso, se você ainda não tem um sistema responsável por isso, saiba que o melhor momento para adotá-lo é agora! 

Deixe de ter dores de cabeça para administrar os horários de seus colaboradores, e saiba como esse sistema pode ajudar o seu negócio, neste texto. Para começar, vamos entender mais sobre como funciona o controle de ponto.

O que é controle de ponto?

Todo colaborador possui uma jornada de trabalho a seguir, mas dependendo do ramo da empresa e de sua demanda, é comum ver empresas que necessitam de colaboradores em serviço em diferentes horários. 

Já pensou a confusão que pode ser ter que gerenciar horários tão diferentes assim, principalmente em empresas de grande porte? É por isso que existe o controle de ponto.

Esse sistema é responsável por registrar os horários de entrada, pausa para refeição e saída dos colaboradores. Com ele, é possível saber se os funcionários estão cumprindo com a carga horária exigida, além da quantidade de horas extras, faltas, atrasos e muito mais. 

De acordo com o art. 74 da CLT, o controle de ponto é obrigatório para empresas que tenham o mínimo de 20 funcionários. 

Apesar disso, muitas organizações de pequeno porte e que possuem menos colaboradores do que esse estabelecido, também adotam o controle de ponto pela quantidade de benefícios que ele oferece.

Quer saber quais? Então continue a leitura!

Benefícios do controle de ponto

Um controle de ponto não é apenas uma obrigação legal. Ter um sistema que garanta o acompanhamento dos horários dos colaboradores traz diversos benefícios para as empresas, e o primeiro deles é ter uma maior segurança.

Hoje em dia, existem diversos sistemas modernos que permitem o acompanhamento em tempo real dos horários dos funcionários, e da quantidade de atrasos e horas extras por exemplo.

Com essas informações, sua empresa terá mais segurança no acompanhamento de jornada, reduzirá as chances de ocorrerem erros no registro e poderá evitar problemas como processos trabalhistas envolvendo temas como horas extras não pagas.

Essa segurança também acaba proporcionando outro benefício: o aumento da produtividade, isso porque um dos grandes fatores que prejudica a produtividade de um colaborador é o excesso de horas extras.

Mas quando a empresa consegue ver exatamente quais funcionários estão realizando horas extras e a quantidade, é possível elaborar estratégias para evitar problemas que podem decorrer disso, como desmotivação, absenteísmo, e atraso na entrega de resultados.

Com tudo isso, sua empresa também terá uma relação mais transparente com seus colaboradores, o que pode contribuir para criar um melhor ambiente de trabalho.

Esses são apenas alguns dos benefícios que o controle de ponto proporciona. Imagino que agora você tenha se perguntado: qual o melhor sistema que garantirá todas essas vantagens?

Existem diversos tipos de sistemas disponíveis no mercado, vamos ver em detalhes cada um deles a seguir.

Qual o melhor sistema?

Cada empresa possui suas características e necessidades, e deve avaliar cada modelo de controle de ponto para saber o que irá atender melhor às suas necessidades. O primeiro modelo que vou citar é o mais antigo e simples que existe: o manual. Nele, o colaborador anota seus horários em um livro de ponto. É um método fácil, porém nada seguro.

No controle manual, os riscos de ocorrerem erros e rasuras são enormes, o que acaba dando mais trabalho para o departamento pessoal, que deve monitorar constantemente essas anotações e que pode ter que lidar com grandes problemas no fechamento da folha.

Em grandes empresas, esse método se torna impossível, e foi por isso que surgiu outro sistema: o mecânico. Ele é bastante utilizado por empresas de médio e grande porte, pois é mais prático quando comparado com o anterior.

Aqui, os funcionários inserem seus cartões magnéticos em um relógio de ponto, que irá registrar todos os seus horários. Mas não se engane ao pensar que esse modelo resolveu todos os problemas vistos no manual.

Esse modelo também é suscetível à erros e fraudes, o que criou a necessidade de um sistema mais moderno e que garantisse uma maior segurança: o sistema de ponto eletrônico. Ele registra os horários dos colaboradores por meio de um sistema, e os horários podem ser marcados por biometria, cartão magnético, senha ou reconhecimento facial.

Apesar de ser bem mais seguro, outro modelo surgiu, e que se tornou o melhor disponível no mercado: o alternativo. Mas o que ele possui que o torna o melhor sistema disponível?

A principal característica é que ele usa a tecnologia para suprir as necessidades dos outros modelos. Além de oferecerem um menor custo, eles possuem armazenamento em nuvem, o que permite o acompanhamento em tempo real das informações de jornada por meio de diversos aparelhos.

Esse é o caso da PontoTel, que possui o melhor sistema de controle de ponto online do mercado. Confira o próximo tópico para saber o porquê.

Como a PontoTel pode ajudar no controle de ponto da sua empresa?

O PontoTel uniu todas as etapas do ponto em um só lugar, desde o registro até sua gestão. Com ele, sua empresa terá uma série de ferramentas que permitirão um controle de jornada rápido, em tempo real e em poucos cliques.

Como exemplo, o sistema possibilita o controle de ponto pelo celular, que é totalmente mais seguro por possuir diversos mecanismos que garantem a segurança do registro, como por meio do reconhecimento facial, por voz e por senha.

Com o aplicativo de ponto e com as mais de 6 medidas de segurança do sistema, os colaboradores conseguem registrar seus horários de forma muito mais rápida e prática. E para que sua empresa consiga ver todas essas informações de forma organizada, o PontoTel possui mais de 20 tipos de relatórios gerenciais.

Com eles, o gestor não precisa esperar até o final do mês para saber dados como horas extras, faltas e atrasos, ou até mesmo inconsistências no ponto que precisam ser corrigidos.

Conclusão

O controle de ponto não precisa ser visto como um sistema burocrático e que só dá problemas. Hoje em dia, existem diversos sistemas modernos e completos que otimizam a rotina do seu RH, e que proporcionam diversos benefícios.

Este artigo foi escrito pelos nossos parceiros da PontoTel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *