Aqui, você vai saber mais sobre:
Explicando de forma bem simples, todos os valores enviados ao pré-lançamento podem ser considerados como “dinheiro embaixo do colchão”, ou seja: está lá, você sabe que existe, mas não entrou, nem saiu. Ainda não movimentou o seu caixa.
Em termos mais técnicos, o Pré-Lançamento seria um gatilho para o financeiro, uma tela de ligação entre o operacional da agência e o financeiro. Ele funciona como uma espécie de checklist dos valores a serem projetados no caixa da empresa, para evitar que possíveis erros financeiros caiam direto no controle financeiro da agência.
O caminho é FINANCEIRO > Pré-lançamento.
Essa aba contém as informações de futuros lançamentos que devem ser pagos (saída, a pagar), e do que deve ser recebido (entrada, a receber) num determinado período. Nessa tela você também consegue os futuros lançamentos relacionados às O.Ss (Ordem de serviço), Custos Internos, Mídia, Mídia Digital que estão vinculados a uma Proposta e foram enviadas ao Financeiro para que possam ser faturados!
Você também consegue enviar para o faturamento os contratos de Fee Mensal criados no cadastro do seu cliente, conforme exemplificado na imagem abaixo:
Como as informações vão para a tela de “pré-lançamentos”?
Para que esse menu de pré-lançamentos seja alimentado, é necessário utilizar o menu ‘Propostas’ para aprovar cada item que foi liberado/aprovado pelo cliente. Com essa aprovação da proposta, as informações financeiras relacionadas à ela chegam automaticamente para o financeiro da agência, através da tela de pré-lançamentos. E as informações de contratos de fee mensal aprovados no cadastro do cliente também chegam automaticamente ao pré-lançamento.
Na Busca avançada do Filtro você pode buscar por uma palavra-chave, pelo projeto, cliente ou grupo, fornecedor, agência, proposta e tipo (Receita ou Despesa). Navegue nas abas à esquerda da tela para escolher o tipo de item a ser verificado.
Nessa tela você tem também tem as opções de imprimir essa lista ou exporta- la para o Excel.
Entendendo Melhor Cada Aba do Pré-Lançamento:
OS (Ordens de serviço)
Na primeira coluna, temos o número da O.S e da proposta que a mesma está vinculada, logo embaixo você tem o projeto e o cliente.
Na segunda coluna temos as informações do Tipo de Faturamento (Bruto ou Líquido – Direto ao cliente, Direto Agência ou Governo) e o Destino do Faturamento (Receber Honorário do Cliente).
Na terceira coluna fica a condição de pagamento (á vista, a prazo, etc).
Na coluna de “Entrega” é onde ficam as datad referentes ao dia que o fornecedor tem que entregar o serviço solicitado. A de “Aprovação” contém a data em que a Proposta que contém aquela O.S foi aprovada.
A penúltima coluna é referente aos valores, tanto o valor a receber, que fica na cor azul, quanto o á pagar, que fica na cor vermelha.
Na última fica o botão de Lançar, que envia para a parte de Lançamentos do Financeiro.
Saiba mais sobre as OSs aqui.
Custos internos
Na primeira coluna tem-se também a numeração daquele Custo Interno e da Proposta ao qual o mesmo está vinculado, além do número e nome do projeto, e do cliente do mesmo.
A próxima coluna é a de Condição de Pagamento, seguida da coluna que mostra a data em que aquela Proposta foi aprovada.
Saiba mais sobre os Custos Internos aqui.
Mídia
Na parte de Mídia, fica a lista de PIs onde é possível ver o número das mesmas, número da Proposta, nome e número do projeto.
Na segunda coluna, fica o nome do veículo onde aquela mídia será exposta.
A terceira coluna é referente ao tipo e destino de faturamento daquela PI.
Saiba mais sobre as Mídias aqui.
Fee mensal
Na primeira coluna você tem o nome do contrato e o cliente ao qual ele se refere.
Na segunda e terceira coluna, o período de início e fim.
Na quarta coluna, a forma de pagamento e na quinta, o valor de cada contrato.
Saiba mais sobre o Fee mensal aqui.
Mídia digital
Na parte de mídia digital, você tem a lista com nome e número das mídias e do projeto ao qual ela se refere, além do número da proposta.
Você tem também na próxima coluna o tipo e destino do faturamento, o nome do cliente ou veículo, e os valores.
Saiba mais sobre as Mídias digitais aqui.
Como o Pré-Lançamento pode ajudar no dia-a-dia da agência:
Em caso de possíveis erros identificados no Pré-Lançamento o processo de ajuste nos departamentos anteriores se torna mais fácil. Você poderá cancelar qualquer um dos itens, ou apenas solicitar que o responsável altere no orçamento ou evento, custo interno, PI e contrato de Fee. Será necessário alterar a proposta já aprovada e reenviar os itens para o Pré-Lançamento. Assim, se estiver tudo certo, você poderá lançar normalmente e dar continuidade no fluxo do financeiro.
Tutorial em vídeo
Ficou mais simples entender como funciona o Pré-Lançamento? Agora você pode utilizá-lo com mais eficácia e rapidez, evitando possíveis erros nos lançamentos.
Ainda precisa de ajuda? É só nos chamar no [email protected] ou no chat da plataforma e vamos te ajudar!