O Varejo Nacional Brasileiro é composto por um rico número de comércios, com diferentes características, culturas e segmentos de atuação. Essa pluralidade de comércios oferece ao público consumidor variadas opções de compra, possibilitando a pesquisa pelos melhores produtos, custos e meios de entrega.
Culturalmente o consumidor final, hoje, está melhor habituado com a praticidade de realizar compras online, através de sites e marcas nas quais confiam.
Por isso naturalmente o mercado digital tem aberto portas para que novos lojistas surjam, seja através da migração da loja física para um e-commerce, trazendo toda a sua experiência de vendas mais o estoque para à venda online, ou mesmo para as pessoas que desejam empreender e por isso criam suas lojas virtuais.
Em ambos os casos, seja um lojista físico migrando para o online ou um empreendedor iniciante, é preciso aprender sobre o mundo digital – por exemplo, é preciso encontrar uma plataforma digital, como a Loja Integrada, para construir o e-commerce e aprender como construir uma loja virtual.
Uma parceria que pode ser muito benéfica no mercado digital é a contratação de uma agência, a qual irá ajudar com todo o processo de introdução ao mundo online. O mercado digital está passando por mudanças no cenário enfrentado pela pandemia do COVID-19 e está sendo visto por grandes marcas como um meio de continuar vendendo, ou de expandir as vendas para novas regiões.
Pensando na procura que as agências receberão e na oportunidade atual para a criação de sites de vendas, nós escrevemos dicas para de como ajudar os novos lojistas nesta fase de crise.
Confira 5 dicas para agências ajudarem os lojistas digitais
O varejo hoje enfrenta desafios e incertezas devido à crise causada pela pandemia do COVID-19. Lojistas enfrentam batalhas, diariamente, na tentativa de minimizar os impactos que o cenário pode causar no seu negócio.
As agências de e-commerce podem exercer um papel fundamental, neste momento, contribuindo com ações e estratégias que permitam que os clientes encarem essa crise e permaneçam vendendo. Ou até mesmo, ajudando àqueles que estão começando a vender pela internet a migrar o seu negócio do varejo físico para o digital.
É uma oportunidade para estreitar os laços e fidelizar ainda mais o seu cliente. E assim, consequentemente, permaneçam por mais tempo com a agência.
Baseado em nossa experiência no contato direto com os lojistas, criamos um guia prático sobre como ajudar os seus cliente a faturar mais e trouxemos aqui algumas dicas de como sua agência pode contribuir.
Dica 1: transição para o mundo digital
Quando se pensa em começar um negócio digital, a agência exerce o papel de ajudar o lojista, desde o início.
O processo de migração de uma loja física para um e-commerce pode trazer diversas dúvidas, então é aí que a parceria de uma agência pode entrar em ação. Além de ajudar a construir o planejamento da entrada no mercado digital e coletar informações necessárias para a construção da loja, a agência pode também transmitir conhecimento sobre o que é o marketing digital e suas principais estratégias, como:
- campanhas de ads;
- social media;
- segmentações específicas;
- até mesmo recomendar algumas fontes de conteúdo que ajudarão a mergulhar nesse novo mar.
Dica 2: aprofunde-se
No mercado de e-commerce, ainda mais na fase atual, o cliente enxergará na sua agência muita responsabilidade em ajudá-lo a vender, por isso você deve conhecer muito bem sobre o segmento do seu cliente!
Desta forma você saberá comunicar o produto como a marca espera, o que será benéfico para a relação com o contratante e com o público-alvo que receberá comunicações mais adequadas.
Dica 3: otimização de campanhas
Como agência, vocês possuem expertise sobre as melhores ferramentas para realização de campanhas e avaliação de quais são os canais que estão trazendo melhores resultados no segmento trabalhado.
Assim como, a definição de ações e estratégias, a melhor forma para comunicar o produto e realizar investimentos de forma mais assertiva, ajudando-os a não perder dinheiro nesta fase tão complicada.
Dica 4: diagnóstico
O seu cliente pode ser novo no mundo digital, por isso, ele pode não entender muito bem o que os números e resultados das campanhas significam.
Logo, além de ajudar a otimizar as campanhas dizendo quais são os melhores canais, você pode auxiliar desenvolvendo relatórios e apresentações de resultados, para que assim o seu cliente comece a enxergar a importância de uma campanha bem definida e é claro o quanto a agência tem dado suporte para o negócio dele.
Dica 5: UX Research
Uma loja virtual pode receber ajuda para arrumar a casa, pois assim como a uma loja física precisa ter uma vitrine atraente e organizada, o e-commerce também precisa. Para isso, o serviço de UX Research pode contribuir, o que consiste na distribuição dos elementos, fotos e cores na loja de maneira otimizada.
Esse processo é realizado através de estudos e pesquisas com os clientes finais, para entender como eles estão navegando no site, se estão enfrentando dificuldades para comprar e etc. Desta forma, você poderá customizar a loja para deixá-la o mais usual e eficiente possível.
Em alguns casos, você já conseguirá identificar pontos nos quais poderá sugerir alterações logo de cara, como criação de banners e fotos dos produtos. Ter uma loja bem organizada e pensada na jornada do usuário poderá aumentar as conversões e com certeza isso será muito bom para o seu cliente e para a sua agência.
E por fim…
Esteja presente e busque manter uma boa relação com o seu cliente, isso fará você entender e fazer parte do planejamento da empresa ao demonstrar valor.
Gostou das dicas? Então, deixe o seu comentário sobre o que achou ou contribua com mais dicas de como as agências podem ajudar os lojistas neste momento de crise baseado na sua experiência. Em caso dúvidas, fique à vontade para nos perguntar!