O analista de planejamento é um dos profissionais que não podem faltar no organograma de uma agência de marketing e publicidade, seja como um cargo, seja na definição do responsável por executar suas funções.
Isso porque ele conecta as duas principais áreas do negócio, o comercial e a criação. Ou seja, sua atuação é facilitada com a integração de departamentos, pois é o profissional dentro da agência que receberá o briefing da equipe de atendimento e organizará as ferramentas e estratégias a serem utilizadas para buscar os resultados esperados.
Mas uma agência de marketing e publicidade, mais do que qualquer outro negócio, precisa criar serviços criativos e revolucionários, não é mesmo? Pensando nisso, fizemos este conteúdo para explicar como o analista de planejamento pode ser seu grande diferencial. Confira!
O que é um analista de planejamento?
O analista de planejamento é o profissional responsável pela criação da estratégia de marketing que será adotada nas campanhas e ações do cliente e a dimensão do seu trabalho pode variar conforme os canais utilizados pela agência e seu porte.
Dessa forma, ele recebe o briefing criado pelo analista de atendimento, considera os especialistas que tem dentro da equipe de criação e então faz uma composição de trabalhos que farão parte da estratégia de marketing.
Isso inclui o estudo e definição da audiência das campanhas, criação da persona do projeto, pontos fortes e fracos dos clientes, linguagem mais adequada para comunicar com esse público, planejamento de mídia, volume e tipos de conteúdos que serão utilizados — tudo isso, é claro, considerando o orçamento aprovado pelo cliente.
Quais são as características do analista de planejamento?
Para executar suas funções, o analista precisa ter certas habilidades e conhecimentos, afinal ele precisa estar atento aos números de performance e não se distanciar da liberdade criativa que promove o verdadeiro engajamento e conversão que os contratantes procuram.
Por isso, ele precisa ter um perfil analítico, investigador e ser muito atento à psicologia e comportamento das pessoas. Ser criativo também é muito importante e ajuda a enxergar novas soluções, composição de investimentos em publicidade e melhores conteúdos para engajar o público-alvo
Ser organizado é outra característica essencial para esse analista, pois ele precisa lidar com diferentes clientes, cronogramas e demandas para desenvolver um planejamento estratégico. Suas habilidades de comunicação também devem ser bem-desenvolvidas para intermediar assuntos com os clientes e transmitir tecnicamente as demandas para a equipe de criação.
Quais são as funções do analista de planejamento?
Com os avanços das ferramentas de gestão de marketing, novas redes sociais e mudanças no comportamento dos consumidores, as funções dos analistas de planejamento também precisaram se modernizar. Veja algumas na sequência.
Otimizar o orçamento disponível para as campanhas
O orçamento do cliente é definido na área comercial, porém, uma vez que o analista de planejamento tem acesso aos valores e demandas estabelecidas, ele determina como os investimentos em anúncios, canais e patrocínios serão proporcionalmente realizados.
Realizar pesquisas de mercado para entender a percepção do público
Para que ele saiba quais canais, linguagem e outras características empregar, precisa realizar pesquisas com o público-alvo. Assim, fazer análises de estatísticas demográficas, dos concorrentes, sobre quais são suas dores e necessidades e como é sua jornada de decisão de compra é essencial para o sucesso da personalização da estratégia.
Além de usar dados e estatísticas de órgãos oficiais, o analista também pode conduzir entrevistas, criar programas de cliente oculto, trabalhar com a opinião de grupos focais e outros métodos para apurar as informações mais importantes para a criação de suas estratégias.
Dominar novos comportamentos de consumo
O analista deve ter um olhar atento para novos comportamentos de consumo, seja de informação, seja dos produtos. Muitas vezes, os clientes estão migrando de uma rede social para outra e, para comunicar eficientemente, é preciso saber qual delas produzirá o melhor resultado.
Em outros casos, o analista poderá identificar em suas pesquisas novos nichos e mercados que podem absorver os produtos ou serviços do cliente. Também podem ser consideradas funções do analista de planejamento:
- se comunicar com os clientes e acompanhá-los para identificar problemas e desenvolver novas ideias para incrementar os resultados;
- gerir ou participar do time de criação;
- acompanhar os indicadores de sucesso definidos para o projeto do cliente e propor ajustes;
- usar dados qualitativos e quantitativos, fazer pesquisas de grupos, entrevistas estruturadas e demais estudos para a compreensão do comportamento de compra do público-alvo;
- corrigir, por meio de ações de marketing, a percepção atual dos clientes em relação à marca;
- fazer demonstrações de resultados para os clientes, ressaltando os sucessos e sugerindo outras ações para alcançar os demais objetivos;
Qual é o papel do analista de planejamento nas agências?
O analista de planejamento é o elo entre a racionalidade dos indicadores de performance e a escolha das peças criativas utilizadas no projeto. Quando bem-realizado, seu papel é extremamente estratégico.
Estabelece e planeja novas formas de diálogo entre marcas e público
Com suas pesquisas detalhadas sobre o público, o analista consegue ter uma percepção das necessidades e experiência dos clientes. Assim, ele pode personalizar as ações de marketing, otimizando o diálogo e os diferenciais que a marca deseja transmitir para seus clientes.
Até mesmo em situações críticas, em que a imagem da empresa é prejudicada, o analista pode, com base em seu estudo, determinar as melhores formas de dialogar e restabelecer a relação de confiança e admiração.
Melhora a seleção de mídia
Uma de suas principais atribuições é fazer a gestão do orçamento para agências entre os diversos canais e ferramentas de marketing disponíveis na atualidade. Ele deve definir a porcentagem de investimentos em cada tipo de mídia, patrocínio de palavras-chave, anúncios em rádios e outros canais que sejam compatíveis com o projeto do cliente.
Identifica novas tendências e comportamentos de consumo
Seu acompanhamento constante dos indicadores, canais e tendências de marketing também o fazem uma referência para identificar novas estratégias, meios de criar publicidades e buscar envolvimento do público-alvo das campanhas.
Para isso, ele deve estar atento aos novos recursos das principais ferramentas e canais de marketing, acompanhar as evoluções dos algoritmos dos mecanismos de busca mais utilizados, participar de cursos e eventos do setor.
Otimiza o budget das campanhas
De olho nos indicadores dos projetos e usando sua experiência, o analista pode otimizar o orçamento das campanhas, usando seus conhecimentos de SEO, escolhendo as inserções em rádio ou televisão que são mais compatíveis com a persona da campanha, o que pode aumentar o número de conversões de venda, por exemplo.
A tarefa de buscar conteúdos que comunicam os diferenciais de um produto ou serviço não é simples, assim como encaixar sua promoção em um orçamento fixado, mas é nisso que o analista de planejamento se destaca e demonstra sua importância para a agência.
Conhecer as responsabilidades de cada profissional da agência e as formas de executá-las em alta performance são um caminho para que os analistas de planejamento e os gestores dos negócios possam fazer uma análise da organização do trabalho.