O Fee Mensal é um valor combinado entre agência e cliente para que sejam realizados determinados tipos de serviços a cada mês. Essa é uma das formas de receita mais empregadas nas agências de publicidade.
Apesar de popular, muitas vezes é mal empregado. Isso porque a precificação é baseada, frequentemente, em achismos do comercial e/ou dos gestores das empresas criativas.
Pensando nisso, reunimos algumas informações nesse artigo sobre o assunto. Nos próximos parágrafos, você entenderá o seu conceito e como definir seu valor com eficácia de forma a impossibilitar prejuízos à empresa e manter a saúde financeira da agência.
O que significa fee mensal?
O Fee Mensal é uma mensalidade combinada entre cliente e agência para que seja realizado um conjunto de serviços. Pode ser veiculação contínua ou eventual, a depender do contrato. As agências podem trabalhar com remuneração a partir da quantidade de jobs, com quantidade específica de horas ou sem limites de produção.
Porém, o mais adequado para manter a saúde financeira da agência de publicidade é combinar uma mensalidade baseada nas horas trabalhadas por seus criativos. Entenda por quê!
Por que precificar o fee baseando-se nas horas é a forma mais eficaz de precificação?
A definição do valor do fee mensal deve se basear nas horas por inúmeros motivos. Para você entender melhor, a seguir citamos alguns exemplos.
Se o contrato de um determinado cliente não impõe limite de jobs – como acontece com algumas agências que preferem trabalhar o \”senso comum de seu cliente\” – obviamente, você não tem controle da produção e não tem a opção de negar o desenvolvimento de algum job.
Isso significa que, de uma hora para outra, a sua produção pode se intensificar e alcançar o prejuízo. E isso você deixou claro no contrato que era direito do cliente. E vai ter que cumprir.
Por outro lado, se você precifica os seus jobs levando em consideração valores de peça, você pode estar ignorando que um Outdoor com ilustrações e vetores personalizados custa um valor maior para a agência que um Outdoor com uma fotografia do Shutterstock.
Ou seja, a primeira situação lhe dará uma margem de lucro muito inferior, podendo alcançar até um prejuízo.
Dessa forma, o adequado é entender que algumas peças sugarão mais tempo de seus colaboradores que outras. E isso não é definido pelo formato – se é uma postagem, um gif, um outdoor ou até mesmo um anúncio impresso de duas páginas para uma revista. Isso é definido pela complexidade de desenvolvimento da peça.
E, você como gestor, precisa estar atento a isso porque essa circunstância influencia diretamente na saúde financeira de sua empresa.
Quanto cobrar no fee mensal?
Siga os passos a seguir e entenda como você deve definir o valor do seu fee mensal.
Observe o valor das horas dos funcionários
Explicado o porquê definir a mensalidade baseando-se nas horas consumidas por seus colaboradores, é preciso prestar atenção ao valor das horas de seus funcionários.
Obviamente, criativos com mais competências têm salários mais altos. E isso deve ser levado em consideração quando um colaborador for designado para determinadas funções.
Por exemplo, um criativo sênior que tem um alto valor/hora não deve fazer uma postagem para Facebook de um fee que foi precificado levando em consideração os valores dos criativos júniores. Dessa forma, é preciso ter em mãos o valor/hora de seus colaboradores.
Como definir o valor/hora dos funcionários?
A definição do valor da hora de seus colaboradores deve ser realizada dividindo o salário mensal de seus funcionários pela quantidade de dias dos mês. Para a conta ser assertiva, leve em consideração apenas dias úteis visto que os demais terá ausência de produtividade.
Por exemplo, se o salário de um colaborador é R$1200, e nesse respectivo mês há 22 dias úteis de 8 horas laborais, o valor da hora deste funcionário é aproximadamente R$6,81.
Defina a quantidade de horas adequadas para seu cliente
Em um planejamento prévio, projete a quantidade de horas adequadas para o seu cliente. Por exemplo, se o ideal é realizar ações mensais em redes sociais, estipule uma quantidade de horas que geralmente é consumida.
Mas deixe claro que essa circunstância é subjetiva e que essa produção pode ser alterada de acordo com as necessidades de comunicação de seu cliente. Lembre-se, é uma projeção.
Mas você e sua agência estão dispostos a realizar estudos o tempo inteiro para trazer resultados precisos para suas contas.
Calcule o custo de mão de obra e demais custos
Com o valor das horas de seus colaboradores você já está no meio do caminho para entender o custo dos jobs deste cliente para sua agência. Porém, é preciso entender a hora total da empresa para esta conta.
Analise, nesta etapa os seguintes custos:
- O custo da hora total da agência, e não apenas dos criativos;
- O valor hora do atendimento publicitário mais o do financeiro;
- Os custos de água, luz, entre outros. Considere tudo e todos que estão envolvidos nesta conta.
Mas, lembre-se que não adianta formular apenas um valor / hora fixo da agência. Existem clientes que não vão precisar de ilustradores, por exemplo, e esse custo não deverá entrar no fee. Muito menos os dos demais atendimentos que não têm relação alguma com essa conta.
Defina a porcentagem de lucro
Definidos os custos, está na hora de estipular a margem de lucro que sua empresa criativa quer conquistar com este fee.
Nesta etapa, você precisa pegar o valor/hora da agência total e somar com a margem de lucro que quer obter.
Gere a proposta
Com os custos mais o lucro em mãos, está na hora de elaborar a proposta para seu cliente.
Sabemos que o mercado publicitário é um tanto competitivo e que os clientes têm sede por descontos. Mas, lembre-se, que de nada adianta ter uma carteira lotada de contas se estas conquistam prejuízo a sua empresa.
Também de nada adianta possuir um grande cliente que demanda muito serviço a ponto de causar prejuízo porque você quer tê-lo em sua carteira. A não ser, é claro, que ele traga junto muitas outras contas que pagem seu serviço. Mas, acredite!, isso acontece muito pouco. E, quando acontece, ainda assim é difícil impossibilitar um prejuízo.
Resumo
Esquematicamente, então, para precificar o fee de forma eficaz, você deve seguir as seguintes etapas:
- Definir o valor / hora dos funcionários envolvidos naquela conta;
- Projetar a quantidade de horas adequadas para a conta;
- Definir o valor / hora total de funcionamento da agência;
- Determinar a margem de lucro;
- Gerar a proposta.
Agora que você já sabe o que significa fee mensal, é hora de entender melhor como precificar seus jobs. Com nosso modelo de planilha de Estimativa de Job você consegue orçar de forma prática os valores das propostas dos trabalhos da agência. Clique aqui para fazer o download.