Aqui, você vai saber mais sobre:
O que é estimativa?
A estimativa é a base para uma boa precificação. É através dela que sua agência conseguirá determinar os valores cobrados por cada projeto. A base de cálculo engloba tanto os custos internos quanto os serviços que serão terceirizados, como fornecedores gráficos, veículos de mídia offline, mídia digital e a elaboração do evento. Com essa visão mais ampla, a agência será mais assertiva aos passar os valores para o cliente, minimizando e, em muitos casos, eliminando a possibilidade de prejuízo.
O caminho é: CONTRATOS > ESTIMATIVAS:
Ao entrar na tela, você precisará selecionar um projeto para realizar a estimativa. Para isso, basta clicar no botão “+Nova Estimativa”:
Irá abrir um poup-up e você selecionará o projeto desejado.
Detalharemos abaixo cada item da estimativa:
1. Cabeçalho
Nas informações que aparecem no topo da estimativa, nós temos a informação daquilo que foi estimado como: valor de proposta, valor estimado para a agência, lucro estimado e, por fim, a margem de lucro que, de acordo com a estimativa, você terá.
2. Custos Internos
Dentro da estimativa, o custo interno representa os custos da agência para realização do projeto. Esses custos são mensurados a partir da quantidade de horas trabalhadas x valor da hora dos funcionários relacionados que irão desempenhar alguma ação no projeto ou, até mesmo, de acordo com o perfil do departamento que trabalhará no projeto. Para que o custo interno seja ainda mais preciso, orientamos que o valor da hora de trabalho do funcionário não seja baseado somente no valor do salário, mas sim, que seja incluído os custos de estrutura da agência (custos fixos).
Para completar o cálculo de custo interno, você poderá inserir uma margem de lucro sobre o custo interno que você deseja receber, e o valor de impostos.
3.Serviços de terceiros
Quando se faz uma estimativa para um projeto completo, deve-se incluir os serviços de terceiros (Orçamento, Evento, Mídia e Mídia Digital).
Em cada campo você irá preencher os valores estimados com as demandas de terceiros, suas comissões e honorários. Esses itens serão somados no campo “valor total da proposta” e “no lucro estimado”.
Após preencher as informações, o próprio iClips explica, através dos balões de informações, como cada campo foi calculado:
4. Vantagens da Estimativa
Além de ter uma visão mais assertiva sobre os custos e lucros previstos em cada projeto, o tráfego acompanhará o estimado x realizado com relação as horas estipuladas no projeto (timesheet). Com isso, haverá ganhos de controle e acompanhamento para que sua equipe não utilize horas além do previsto na estimativa. Para acessa-lo basta seguir o caminho Projetos > Gestão de atividades > Relatório > Planejamento.
Nessa tela você poderá usar também os recursos de busca avançada para localizar a estimativa desejada e imprimir um relatório em PDF ou Excel.
Você terá o acompanhamento do que foi planejado, o que foi realizado e a variação de tudo isso em porcentagem.
Outro ponto de comparação será no fechamento da proposta. Pois, no resumo, aparecerá o valor que está na proposta, o que foi estimado e o que foi efetivamente aprovado pelo cliente.
Como gerar um relatório das estimativas cadastradas?
Para acessar o relatório, basta acessar: CONTRATOS > RELATÓRIOS > ESTIMATIVAS:
Em tela, aparecerá:
– Número e nome do projeto;
– Nome do cliente;
– Custo estimado do Projeto;
– Custo realizado do Projeto
– Porcentagem de variação entre o custo estimado e o realizado;
– Valor do custo estimado do valor a receber Agência;
– Valor do custo realizado do valor a receber agência;
– Variação entre custo estimado e realizado do valor a receber agência;
– Valor estimado do Lucro;
– Valor realizado do Lucro;
– Variação entre valor estimado e realizado do lucro.
Se quiser, você pode exportar o relatório em PDF ou Excel usando esses ícones:
Ainda precisa de ajuda? É só nos chamar no [email protected] ou no chat da plataforma e vamos te ajudar!