Como usar o DRE para melhorar sua visão financeira?

1. O que é o DRE?

2. O que é preciso fazer para que as informações corretas constem nesse relatório?

3. Como os dados são mensurados de acordo com cada opção de visualização?

4. Como acessar o relatório? 

5. Como usar o DRE em uma agência?

6. Como o DRE poderá ajudar minha análise sobre os valores de repasse?

7. Como posso comparar os dados do DRE com os meus lançamentos Financeiros?

8. Conclusão

O que é DRE?

O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) é um dos principais relatórios financeiros disponíveis no iClips. De maneira resumida, esse relatório demonstra as operações financeiras que foram realizadas pela sua agência em um determinado período de tempo. Nele, visualizamos as receitas, despesas, investimentos, custos, etc.

O que é preciso fazer para que as informações corretas constem nesse relatório?

Para que as informações desse relatório sejam coerentes, é necessário que os lançamentos financeiros sejam lançados de forma correta, vinculando as subcategorias de forma correta.


Ou seja, é de extrema importância que você configure corretamente as Categorias e subcategorias, vinculando cada uma delas à um dos indicadores DRE padrões do iClips.

OBS: Lembrando que antes de configurar suas categorias e subcategorias e atribuir à elas um indicador DRE do sistema, é interessante conversar com a sua contabilidade.

Então vamos entender a baixo um pouco mais sobre cada um dos Indicadores DRE disponíveis no iClips.

(+) RECEITAS: São os valores de “entrada” de dinheiro na agência.

(+) Receitas Não Operacionais: São os valores que “entram” na agência, mas que na verdade não à pertencem. Ex: Recebeu o valor do serviço do cliente, mas esse valor deverá ser repassado para o fornecedor.

(+) Receitas Operacionais: São os valores recebidos pela agência que realmente são de posse dela. Ex: recebimento de serviço prestado pela própria agência.

Ou seja: para que os valores apareçam no relatório (devidamente categorizados em cada um dos campos acima) é necessário que os lançamentos financeiros estejam dentro de uma categoria com Indicador DRE de “receita operacional” ou “receita não operacional”.

(-) DEPESAS: São os valores de “saída” de dinheiro da agência.

(-) Despesas Não Operacionais: são aquelas que não são necessárias para o funcionamento diário da empresa. Ex: reestruturação, perdas em investimentos feitos.

(-) Despesas Operacionais Custo Fixo: é aquele gasto que não é afetado pelo aumento ou diminuição da produção de produtos ou prestação de serviços da empresa. Ex: aluguel, folha de pagamento regular.

(-) Despesas Operacionais Custo Variável: são aqueles valores a serem pagos que se alteram de forma proporcional ao nível de produção da agência. Ex: comissão, viagens corporativas.

(-) Impostos: refere-se aos pagamentos de impostos e taxas obrigatórios. Ex: Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

(-) Participação nos Lucros: o valor a ser distribuído como “lucros”.

Ou seja: para que os lançamentos financeiros de “saída” apareçam no relatório (devidamente categorizados em cada um dos campos acima) é necessário que os lançamentos financeiros estejam dentro de uma categoria com Indicador DRE de “Despesas Não Operacionais”, “Despesas Operacionais Custo Fixo”, “Despesas Operacionais Custo Variável”, “Impostos” ou “Participação nos Lucros”.

OBS: Os indicadores DRE são padrão no iClips e não são editáveis.

Para definir a qual indicador DRE uma categoria vai esta vinculada (e, consequentemente suas subcategorias), você precisa acessar financeiro > categorias > nova categoria.

Importante: Contas Inativas e categorias criadas com Indicador DRE “nenhum” não são consideradas na exibição de valores do DRE.

Como os dados são mensurados de acordo com cada opção de visualização?

  • Na aba Competência vão ser exibidos todos os lançamentos de entrada, saída, a receber e a pagar, filtrados pela data de competência deles.
  • Na aba Competência realizada serão exibidos somente lançamentos de entrada e saída, filtrando pela data de competência.
  • As abas Entrada/Saída e A Receber/A Pagar não utilizam a data de competência, mas sim a data de pagamento e vencimento respectivamente.

Em todas as opções de visualização disponíveis, é possível escolher também se você gostaria de ver os dados mais “detalhados”, mostrando cada categoria e subcategoria ou “resumidos”, mostrando apenas os indicadores DRE dos lançamentos.

Como acessar o relatório?

Para acessá-lo, basta seguir o caminho Financeiro > Relatórios > DRE.

Antes de acessar o relatório, é importante definir a melhor forma de visualização para os seus objetivos. Isso é feito nos campos de filtro:

Como usar o DRE em uma agência?

Para agências de publicidade, o DRE ajudará a visualizar as vendas em uma determinado período por meio da competência. Por exemplo: contratos de Fee Mensal que são fechados em um determinados mês e são pagos ao longo de 12 meses.

Isso ajudará o gestor a ter uma visão ampla dos lançamentos que foram realizados para aquele período. Para que essa visualização fique disponível, a análise será feita na primeira opção das abas de navegação:

Ao observar o regime de caixa (Competência Realizada), ao contrário do regime de “competência”, a visualização é feita por meio do valor que efetivamente entrou no caixa da agência naquele período. Essa análise é muito importante, pois sabemos que nem sempre os trabalhos realizados em determinado mês (período) são pagos na mesma época.

Como o DRE poderá ajudar minha análise sobre os valores de repasse?

Outra análise importante que poderá ser feita pelo DRE é a distinção os valores que “passam” pela agência através de repasse e o que é receita efetiva da agência. Os casos de repasse são muito comuns, e geram dificuldades para que possam ser separados dos recursos que realmente entraram no seu caixa.

Para fazer essa análise, você poderá usar o item “Resultado operacional”. O mesmo contabilizará todas as receitas e despesas, sendo elas operacionais ou não-operacionais. Já em “Resultado final”, os valores não operacionais são desconsiderados:

Como posso comparar os dados do DRE com os meus lançamentos Financeiros?

Elaboramos a arte abaixo para explicar os passos necessários para comparação em cada Visualização do DRE:

DRE (2)

Conclusão

Para facilitar o entendimento desse artigo, preparamos um resumo dos principais motivos para se utilizar o DRE como ferramenta de apoio às tomadas de decisão financeiras:

  • É possível analisar as vendas da empresa pelo filtro de competência;
  • O gestor poderá comparar o previsto x realizado através dos relatórios de competência x competência realizada;
  • A diferença entre o Resultado Operacional e o Resultado Final indicará os valores de repasse que circularam pela agência.

Lembrando que é possível exportar os relatórios DRE gerados em pdf ou excel. Para isso, basta clicar nos ícones:

Ainda precisa de ajuda? É só nos chamar no [email protected] ou no chat da plataforma e vamos te ajudar

Rolar para cima